POR QUE UVAS BRILHAM QUANDO COLOCADAS NUM MICROONDAS

Esse fenômeno foi recentemente explicado pelos físicos Hamza K. Khattak, Pablo Bianucci e Aaron D. Slepkova da Universidade de Concordia no seu artigo “Linking plasma formation in grapes to microwave resonances of aqueous dimers”. A descoberta levou vários anos e resultou na perda de 12 microondas.

As uvas são principalmente feitas de água, o que, por acaso, reduz significativamente o comprimento do microondas. De cerca de 12 centímetros no ar, elas, as microondas, atingem cerca de um ou dois centímetros na água: um pouco menor que uma uva. As microondas podem ficar presas dentro da uva.

Nesse caso um ponto ativo se forma no centro da uva a partir das microondas presas.Mas quando duas uvas estão próximas, as ondas podem “pular” de uma uva para a outra. Esse salto resulta num campo eletromagnético muito forte entre as uvas. Quando o campo é forte o suficiente para ionizar os íons de sódio e potássio nas uvas, isso resulta numa pequena bola de fogo.

Você pode realizar essa experiência em casa, mas cuidado. Para chegar a explicação os pesquisadores queimaram uma dúzia de aparelhos.