POR QUE EXISTE PAÍSES COM TRÁFEGO COM MÃO A ESQUERDA

A escolha de conduzir pela esquerda tem origem em duas explicações, uma histórica e outra mecânica.

Na verdade, já na Idade Média, os soldados eram obrigados a manter-se à esquerda, para poderem desembainhar facilmente a espada (que seguravam no lado esquerdo) com a mão mais forte, ou seja, a direita.

Um costume militar torna-se, portanto, uma obrigação após os insistentes pedidos do Papa Bonifácio VIII: séculos depois, o revolucionário Robespierre quebrará esta regra, revolucionando a direção das viagens em sinal de protesto contra a Igreja.

O próprio Napoleão manteve o hábito de se mover pela direita: além disso, sendo canhoto, as vantagens a nível militar eram claramente evidentes.

A explicação mais técnica diz respeito à montagem dos primeiros carros : o freio de mão foi inicialmente instalado na parte externa do lado direito dos carros, o que tornou necessário posicionar o volante e o motorista do mesmo lado.

Com o progresso tecnológico, o travão de mão desloca-se dentro do automóvel, para uma posição central: para facilitar a utilização da mão mais forte (a direita), o banco do condutor desloca-se para a esquerda.