PASSA O TEMPO, INVASÕES E AS PIRÂMIDES CONTINUAM

Já disse aqui que a entropia é o fator de destruição do mundo. É difícil montar uma pilha de latas num supermercado e basta um movimento involutário e a pilha cai!

Mas quanto as pirâmedes, a lei da entropia não vale? Pelo visto não!

Esta, na foto, é a Pirâmide de Miquerinos, uma das três Grandes Pirâmides no planalto de Gizé. No final do século XII, o filho de Saladino, al-Malek al-Aziz Othman ben Yusuf, viu as pirâmides como símbolos de uma religião pagã desprezada e, em seu zelo religioso, quis demoli-las. Ele começou seus trabalhos com a pirâmide de Miquerinos, provavelmente porque era a menor das três.

Seus trabalhadores trabalharam por oito meses para demolir a pirâmide, mas não foram além do que você vê na imagem acima. Aparentemente, eles acharam mais difícil destruir do que construir. Apesar de todos os esforços, eles só conseguiam remover algumas pedras por dia. (Por outro lado, foi calculado que para construir a Grande Pirâmide de Quéops, os trabalhadores tiveram que colocar uma pedra de duas toneladas e meia a cada dois minutos, todos os dias, para colocar todos os dois milhões delas no lugar dentro dos vinte anos que levaram para construir a estrutura.) Depois de oito meses, os homens de al-Malek conseguiram criar apenas o grande corte vertical que agora pode ser visto em sua face norte.