PARA NÃO FAZER XIXI NA PISCINA
Os cartazes exibidos em várias piscinas de que há na água um produto que identifica a pessoa urinando na piscina são verdadeiros?
Para a frustração de muitos (e alegria de outros), não existe qualquer produto químico no mercado capaz de dedurar quem faz xixi na água.
É uma lenda para a criança não fazer coisa errada na piscina. Às vezes, os parques colocam a placa dizendo que tem o reagente, mas é para inibir as pessoas. Não existe nada que detecte a urina na água.
A química avançou, mas ainda não foi capaz o suficiente de fazer isso. Uma eventual detecção na urina é mais complexa do que parece.
O primeiro ponto é a incapacidade de se prever qual componente da urina que o produto irá reagir para dar colocação na água, pois não se sabe o que poderá ter no xixi do banhista.
Outro problema está na mistura com o cloro. Mesmo que químicos pudessem adivinhar o que vem no xixi das pessoas, a mistura da urina com o cloro existente na piscina mudaria sua estrutura química e passaria a ser desconhecida para o eventual produto.
Quando a pessoa urina na água, o cloro imediatamente já começa a reagir com as substâncias. Então, aquela substância na qual eu planejei para ser detectada, imediatamente deixou de existir ao entrar em contato com a água.
Existem várias substâncias diferentes na urina e vários níveis de cloro em cada piscina. Ou seja, os desenvolvedores de um possível produto não conseguiriam descobrir o que identificar, acrescentam os pesquisadores.
Por mais que não exista um “dedurador de xixi”, não custa lembrar que urinar na piscina não é recomendável. Além de ser considerada falta de educação, a prática pode trazer danos à saúde.
Mas sem dúvida os cartazes funcionam. Com medo os banhistas evitam fazer xixi nas piscinas com avisos.