OS PONTOS PRETOS NOS VIDROS DE AUTOMÓVEIS
Aqueles pontinhos pretos nos vidros dos carros (nos bordos dos vidros fixos), toda a gente que já se sentou num carro já reparou neles, mas nunca ninguém nos disse para que servem (se é que servem para alguma coisa). Mas, na verdade, são muito mais importantes do que se pensa.
A partir das décadas de 1950 e 1960, os fabricantes de automóveis começaram a utilizar uma cola forte para fixar os vidros dos carros, em vez de guarnições de metal. O aspeto era bastante desagradável, pelo que os vestígios da cola tinham de ser escondidos. Entram em cena os rebordos pretos pontilhados que vemos à volta dos vidros dos carros – os chamados “frits”.
Os frits são feitos de tinta cerâmica e são cozidos no (alto forno) no vidro da janela (sim, é verdade). Para além de esconderem o adesivo, mantêm a cola no lugar, o que por sua vez mantém as janelas no lugar.
Também permitem o controle da temperatura. Para que o vidro das janelas e para-brisas seja curvado da forma como é curvado, o vidro é aquecido. Como o vidro pintado de preto aquece mais rapidamente do que o resto da janela, os pontos estão lá para distribuir o calor de forma mais uniforme, de modo a evitar que o para-brisas se curve demasiado com o calor.[1]
Pequenos pontos escuros que impedem as janelas de vidro de se curvarem – muito bom, de fato.
Por isso, da próxima vez que se sentar num carro (o que acontecerá muito em breve), lembre-se da importância dos pequenos pontos pretos das janelas para o seu conforto e segurança.