OS MICROPAÍSES EUROPEUS
Há muitos micro países no mundo, a maior parte deles na Oceânia. Mas na Europa existem vários micropaíses, que são conhecidos e admirados no mundo todo. Como característica comum, são lugares ricos.
Bem, Andorra é classicamente listado como um micro país, mas é maior em extensão territorial do que os restantes. Então vou listar os micropaíses restantes:
– Liechtenstein
Liechtenstein, localizado entre a Suíça e a Áustria, possui uma economia altamente desenvolvida, baseada principalmente no setor financeiro, na indústria de alta tecnologia e no turismo. Talvez não estivesse na lista, é o da lista com maior extensão territorial, mas merece estar na lista por ter sua fronteira com a Suíça demarcada por uma autoestrada.
Sua fonte de renda vem do mercado financeiro, cresceu sendo um ‘paraíso fiscal’, tornando-se um importante centro financeiro da Europa. Dinheiro originário de desvios fiscais e outros delitos eram enviados para o País, e proporciona até hoje uma riqueza do País.
Liechtenstein tornou-se membro da ONU em 1990.
Liechtenstein é uma monarquia constitucional com um Príncipe que detém amplos poderes, incluindo o poder de dissolver o parlamento. O governo é formado por um primeiro-ministro e ministros indicados pelo parlamento.
– Mônaco
Mônaco, localizado na Riviera Francesa, é famoso por seu setor de serviços, especialmente bancos e cassinos. O turismo de luxo e os eventos como o Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1 também contribuem significativamente para a economia.
Mônaco é membro da ONU desde 1993
Mônaco é uma monarquia constitucional com um Príncipe soberano. O Ministro de Estado, nomeado pelo Príncipe, governa o país juntamente com o Conselho Nacional (parlamento).
– San Marino
San Marino, cercado pela Itália, tem uma economia baseada no turismo, na indústria artesanal, especialmente a de cerâmica e tecidos, venda de selos e a emissão de moeda. em San Marino circula até hoje a lira sanmarinese, que é vendida como souvenir. Antigamente seu valor de face era igual ao da lira italiana. Como o custo de cunhagem da moeda era menor do que o valor real, o lucro vai para a economia do País.
San Marino tornou-se membro da ONU em 1992.
San Marino é a mais antiga república do mundo, e foi fundada no ano de 309. Continua sendo hoje uma república parlamentar, governada por seus dois capitães-regentes, que são chefes de Estado eleitos a cada seis meses pelo Grande e Geral Conselho (parlamento).
– Vaticano
O Vaticano, situado dentro da cidade de Roma, Itália, é a sede da Igreja Católica. Suas principais fontes de renda incluem doações dos fiéis, a venda de selos postais e souvenires, e investimentos financeiros.
O Vaticano não é membro da ONU, mas tem o status de observador permanente desde 1964. Ao contrário dos outros micropaíses o Vaticano possui uma notável vida diplomática, sendo que a maioria do mundo, principalmente dos povos cristão tem Embaixada no Vaticano.
O Vaticano é uma teocracia absoluta sob a liderança do Papa, que detém o poder supremo. A administração é conduzida pela Cúria Romana. Com a vacância do trono Papal é convocada uma eleição, cujos eleitores são cardeais para a eleição do novo Papa.