OS DENTES ANTES DO AÇÚCAR…
Os homens da antiguidade não tinha escovas nem cremes dentais!
Eles não usavam pasta de dente por um simples motivo, não havia necessidade de pasta de dente ou qualquer tipo de higiene dental.
Os romanos, juntamente com quase todas as outras antigas civilizações europeias, africanas ou asiáticas, tinham dentes perfeitos.
Na foto um crânio de um romano que morreu em Pompéia:
Os dentes são perfeitos, não tortos e brancos.
Se você está se perguntando por que os humanos não precisam de produtos de higiene dental como pasta de dente, a razão é simples: não tínhamos um suprimento grande e barato de açúcar em nossas dietas, açúcar que destrói nossos dentes muito lentamente. Somente no século 16, quando portugueses e espanhóis trouxeram um suprimento inesgotável de açúcar das ilhas do Caribe, produtos como pasta de dente se tornaram necessários. Honestamente, também é muito lógico quando você pensa sobre isso, afinal, por que nossos dentes após milhões de anos de evolução se tornariam ineficientes e dependentes de pasta de dente? A evolução não comete erros estúpidos como esse.
Embora eles não precisem se preocupar com bactérias ou com cáries, ainda existem alguns outros problemas, como comida presa nos dentes ou mau hálito, que eles consertam com água ou escovas de dentes.
Como você pode ver, um dos poucos benefícios de viver no mundo antigo seria não ter que se preocupar tanto com os dentes ou ir ao dentista.