OS CIGANOS DO MAR
O povo Tanka é um grupo étnico com uma longa tradição de vida sobre a água, estabelecendo-se principalmente nas regiões costeiras da China, em províncias como Guangdong, Fujian, Guangxi, e Hainan. Sua cultura náutica tem mais de um milênio, e eles são conhecidos como “ciganos do mar” devido ao estilo de vida único e nômade. Ao contrário dos assentamentos convencionais, a aldeia Tanka é composta por barcos residenciais e outros embarques, que servem de lares, locais de trabalho e centro comunitário.
Historicamente, os Tanka foram estigmatizados e chamados a viver no mar, e muitos ainda preservam tradições ligadas à pesca, ao comércio pesqueiro e, em menor escala, à coleta de pérolas. Esses barcos estão totalmente adaptados para a vida em alto-mar, contendo áreas para preparo de alimentos, descanso e até celebrações familiares, como casamentos e funerais, que se realizam ali mesmo, sobre as ondas.
Apesar de a maioria dos Tanka estarem integrados à sociedade moderna e terem acesso a terra firme, muitos ainda mantêm sua cultura marítima, e as aldeias flutuantes tradicionais, em alguns lugares, seguem como patrimônio vivo de uma história milenar.