Normalmente são raças mais inteligentes que são usadas para cão guia. As principais raças de cão guia são o Pastor Alemão, o Labrador e o Golden Retriever. Mesmo que as três raças recebam igualmente o mesmo treinamento, o comportamento de cada uma delas e de cada cachorro durante o seu trabalho pode ser bastante variado, como foi relatado por pessoas que tiveram a companhia de diferentes cães guia ao longo da sua vida.

O comportamento do cachorro pode variar, além de acordo com a raça, com as características pessoais que ele percebe em cada dono durante a sua relação.

Pessoas que trabalharam com cães da raça Pastor Alemão relatam que eles são cachorros muito inteligentes e preparados. Os relatos dizem que esses cães guia percebem obstáculos no caminho com bastante antecedência, e desde então já vão ajustando as variações no percurso, sem realizar movimentos drásticos ou perder tempo pensando no que fazer para superar o obstáculo.

Diferente do Pastor Alemão, o Labrador costuma esperar até chegar no obstáculo para decidir o que fazer a respeito, o que pode resultar em algumas mudanças bruscas e repentinas no trajeto, esperando que o dono vá conseguir acompanhar esse ritmo.

Apesar disso, eles são cachorros muito confiantes e trabalham sempre muito entusiasmados, felizes em estar realizando esse serviço com o seu dono.

Os donos de Golden Retrievers relatam que muitas vezes eles param na frente de algum obstáculo para pensar na melhor solução para aquele problema. Algumas pessoas que assistiram a essa cena de fora dizem que parece que o cachorro está imaginando todas as possíveis soluções na sua cabeça para encontrar a melhor e mais positiva para o seu dono.