ORIGEM DA PALAVRA MORENO
Essa palavra vem de palavra “ Mouro ” que por sua vez vem do latim “ maurus ” e que significa “ aquele que vem da Mauritânia ” ou mesmo “ tez escura ” .
Os Mouros eram formados majoritariamente por berberes ( norte-africanos ) , além de uma minoria de árabes , saqalibas ( escravos eslavos ) e escravos subsaarianos . Então lembre-se que o fenótipo dos antigos Mouros poderia variar .
Essa origem está relacionada aos habitantes da Mauritânia Romana , uma região do Norte da África e que corresponde aos atuais Marrocos e Argélia .
Por causa disso, as pessoas que viviam lá eram chamadas de “ Mouros ” . Além disso , esse termo também se refere a alguns habitantes da Espanha , especialmente aqueles do sul do país , que tinham em sua maioria um tom de pele mais escuro em comparação com os celtiberos e bascos , os quais eram os povos nativos da região .
O termo Moreno tem dois signicados que podem variar dependendo da cultura e região :
Pele Morena ou Bronzeada – Quem tem a pele de cor oliva ( embora esta seja diferente da tez morena ) ou muito bronzeada , é considerado moreno . Exemplos disso são os povos indígenas das américas , árabes e indianos , embora isso varie . No Sul da Europa a pele morena também ocorre com frequência , principalmente no Sul da Itália . A tez oliva também é muito comum tanto na América Latina quanto no Sul da Europa e demais países da região do Mediterrâneo .
Cabelo Escuro – Os tons de cabelo que são considerados escuros são o cabelo preto , castanho escuro e , dependendo da classificação , castanho médio .