O VESÚVIO VISTO POR UM ASTRONAUTA
O astronauta Andreas Mogensen capturou uma imagem impressionante do Vesúvio da Estação Espacial Internacional (ISS). Esta fotografia oferece uma perspectiva única do famoso vulcão italiano, conhecido pela sua erupção devastadora em 79 d.C. que soterrou as cidades de Pompeia e Herculano.
Pompeia, com uma população estimada em 11 mil habitantes, foi enterrada em poucas horas por cinzas e pedras-pomes que se acumularam rapidamente. Os edifícios colapsaram, e as ruas se encheram de material vulcânico, selando a cidade no tempo. Herculano, localizado mais perto da base do Vesúvio, foi inicialmente atingido por uma chuva de cinzas mais leve. No entanto, mais tarde, uma onda piroclástica de calor extremo e gases tóxicos consumiu a cidade, preservando-a com ainda mais detalhes que Pompéia. Herculano tinha cerca de 5 mil habitantes.
O desastre foi testemunhado e registrado por Plínio, o Jovem , cujo relato demosntra o heroísmo de de seu tio, Plínio o Velho, para com navios resgatar as pessoas que sobreviveram ao desastre.
As escavações de Pompeia e Herculano revelaram não apenas os edifícios e objetos de uso cotidiano, mas também as próprias vítimas, cujos corpos foram preservados pela cinza vulcânica. Moldes feitos a partir dos vazios deixados pelos corpos demonstrados como expressões e posturas das pessoas em seus momentos finais, oferecendo uma visão única e trágica da vida cotidiana romana e do impacto da erupção.