O SUPER IVA, O MAIOR DO MUNDO
O Brasil não tem jeito, e Brasília continua como uma ‘ilha da fantasia’, para os políticos, e com um ‘campo de concentração’ para o povo.
Como já tinha dito aqui, o Brasil será um último país de importância a colocar em operação o IVA, sistema de cobrança de impostos de consumo. No exterior o sistema IVA já é cobrado há mais de 75 anos.
Esse sistema, simples, é muito eficiente, tanto para pagar pelas empresas, como para evitar sonegações.
Aqui no Brasil usávamos um sistema ‘medieval’, cada estado tinha diversas alíquotas e diferentes entre si. Antes de implantar o sistema de ICMS, atualmente ainda vigente, o sistema de cobrança de impostos de consumo era o uso de ‘selos’. Se bem que ainda usamos selos, especialmente para uísques importados.
Agora vem a má notícia. O governo que desconhece a palavra economizar, baseou o cálculo da alíquota do IVA para manter a arrecadação inalterada. Desta forma, hoje está nos jornais que o nosso IVA terá alíquota de 28%, a maior do mundo importante. Imposto de primeira e serviços de terceira, é essa a nossa triste realidade.
Ah, esse cálculo de alíquota de 28% é preliminar ainda. Pode diminuir? Lógico que não, só pode aumentar, como sempre. O último imposto que paramos de pagar, o imposto do cheque, o CPMF acabou no dia 31 de dezembro de 2007, Lula declarou que o Brasil iria parar. Não parou até agora,e olha que as tentativas não faltam.