O STF ERROU!
O STF, ou melhor, o Ministro Alexandre Moraes deu uma fora ao proibir o ‘X’ no Brasil. Deu uma ordem que não vai ser comprida, e o resultado será um desgaste da imagem do STF e do próprio ministro.
Uma das empresas que oferecem acesso ao ‘X’ é a StarLink, uma empresa que fornece sinais de telefonia e por conseguinte acesso a internet via satélite.
O projeto de usar satélites para a comunicação começou com o Exército americano, que pensava nesse tipo de comunicação para uso em áreas sem cobertura telefônica. o Próprio Exército americano chegou a conclusão de que, com o avanço da telefonia celular, o sistema não era necessário.
Ao desistir de implantar o projeto, passou os direitos a Motorola, que montou a Empresa Iridium, para montar mundialmente o sistema de telefonia via satélite.
A empresa faliu e então Elon Musk, que tinha um contrato com a Nasa, a SpaceX, que faz foguetes para lançar naves e satélites, criou a Starlink, que estabeleceu a telefonia via satélites no mundo todo.
Assim o STF não pode proibir a Starlink de transmitir o ‘X’, e os assinantes dela vão ter acesso, no Brasil, ao ‘X’, sem que o STF possa fazer nada. A Starlink já disse que não irá cobrar aos seus assinantes nada… E o ‘X’ estará disponível!
O STF deve prender, na forma da lei, as pessoas que fazem “fake news”, não proibir que as publiquem. Em 8 de janeiro Bolsonaro comentou, no Jornal da Record, que a invasão do Capitólio foi grave e diz que situação pode ser pior no Brasil em 2022. A Record está no ar, não foi uma “‘fake news” e ninguém saiu do ar nem foi preso. É fato! O que o STF fez?