O SISTEMA ‘FLY BY WIRE’ MODERNO NASCEU NO CONCORDE

O moderno sistema de controle de voo dos aviões comerciais, usados por todos os aviões modernos foi ‘inventado’ para que o Concorde pudesse voar.

Sim, o Concorde , o avião de passageiros supersônico, como voava a velocidades maiores do que o som, se esticava… A temperatura da sua estrutura se dilatava e o projeto previa isso. De fato painéis e equipamentos eram fixados em um só lugar ou tinham fixações que deslizavam junto com a fuselagem.

As tubulações de fluidos hidráulicos tinham curvas em ‘Z’, que ao o avião se esticar viravam um ‘S’ ligeiro, para não se romper.

Mas os cabos de comando, que mexiam com as partes móveis do avião? Todos os aviões dessa época eram comandados por cabos, que da cabine de comando ligavam os controles às áreas da superfície comandadas.

Como não dava para fazer com os cabos de comando o que fizeram com os condutos de fluídos hidráulicos, usavam sinais elétricos em cabos elétricos, para comandar motores elétricos e mexer com as áreas de controle.

O acordo para fabricar o Concorde foi assinado pelo Reino Unido e a França em 1962. O seu primeiro voo foi em 1969. O primeiro voo comercial foi em 1976, ligando o Rio de Janeiro a Paris.

Já na aviação ‘comum’, o primeiro avião ‘fly by wire’ foi o Airbus 320, que voou pela primeira vez em 22 de fevereiro de 1987, e hoje em dia quase todos aviões usam o sistema ‘fly by wire’.