Descoberta de perfume da época de Jesus aponta patchouli como ‘aroma do Império Romano’

Frasco foi encontrado durante escavação arqueológica em 2019, e foi considerado como um “achado bastante incomum” pelos pesquisadores.

Um frasco de perfume da época de Jesus Cristo foi descoberto por cientistas da Universidade de Córdoba (Espanha). Em artigo publicado no último dia 23 de maio, a garrafa encontrada durante uma escavação arqueológica em 2019, dentro de uma urna lacrada, foi considerada como um “achado bastante incomum”. Mas a maior surpresa veio quando o recipiente foi aberto: tinha cheiro de patchouli (uma erva próxima à menta).

A fragrância estava preservada porque tinha sido guardada dentro de uma urna esculpida em quartzo, que ainda estava tampada com uma rolha. A descoberta, segundo os pesquisadores, indicam que o perfume pertencia a alguma pessoa da elite romana, há dois mil anos atrás.

“Pelo que sabemos, esta pode ser a primeira vez que um perfume da época romana foi identificado, o que é um grande avanço neste campo”, disseram os pesquisadores Daniel Cosano, Juan Manuel Román, Fernando Lafont e José Rafael Ruiz Arrebola, o professor de química orgânica que liderou as pesquisas.

Depois que a urna foi encontrada, os cientistas realizaram estudos de comparação para conseguir descrever quais eram os componentes reais de um perfume do século I, dos tempos de Cristo. Nesta fase, os especialistas identificaram o patchouli como um dos ingredientes.

O achado se deu em agosto de 2019, quando obras eram feitas em uma casa de Carmona (antiga Carmo), a cerca de 370 quilômetros de Madri. A partir daí, os pesquisadores descobriram que o local foi utilizado como mausoléu por romanos.

“Com base no tipo de túmulo e nos objetos que abrigava —principalmente associados a oferendas e móveis funerários para o morto— o mausoléu deve ter pertencido a uma família de alta posição. A urna foi usada para enterrar três homens e três mulheres adultos que foram cremados, e os seus ossos armazenados em urnas de pedra ou vidro”, afirmaram.