Todos os estudantes de químca são apresentados à tabela peródica, fundamental para se entender essa ciência. Mas quem a inventou?

Em 1849, Dmitri Mendeleyev e sua mãe fizeram uma longa viagem de cerca de 1.900km de sua aldeia natal na Sibéria até Moscou para encontrar uma educação melhor para ele. Mendeleyev se candidatou à Universidade de Moscou, mas foi rejeitado. Determinado a continuar sua educação, ele e sua mãe viajaram para São Petersburgo. Lá, ele foi admitido no Instituto Pedagógico Central, onde estudou matemática e ciências naturais. Durante seu tempo como estudante, Mendeleyev conduziu seus próprios experimentos e publicou seus primeiros artigos científicos.

A mãe de Mendeleyev desempenhou um papel crucial em sua educação e o apoiou apesar de muitos obstáculos e desafios. Sua dedicação incansável e sede por conhecimento eventualmente levaram ao desenvolvimento da Tabela Periódica dos Elementos pela qual ele é famoso hoje.

Dmitri Ivanovic Mendeleev (Tobolsk, 8 de fevereiro de 1834 — São Petersburgo, 2 de fevereiro de 1907), foi um químico e físico russo, criador da primeira versão da tabela periódica dos elementos químicos, prevendo as propriedades de elementos que ainda não tinham sido descobertos.