John Rackham, mais conhecido como “Calico Jack”, foi um dos mais famosos piratas do século XVIII. Seu apelido veio das roupas de calicô que costumava usar, diferenciando-o dos demais corsários da época. Rackham se destacou na Era Dourada da Pirataria e comandou um temido bando de piratas a bordo da corveta William.

Dentre suas principais contribuições à cultura pirata, atribui-se a ele a criação da icônica bandeira preta com uma caveira e dois ossos cruzados, símbolo que se tornou universalmente associado à pirataria. Essa bandeira, conhecida como “Jolly Roger”, tinha o objetivo de amedrontar as tripulações inimigas, incentivando a rendição sem resistência.

Rackham também é lembrado por ter em sua tripulação duas das mais famosas mulheres piratas da história: Anne Bonny e Mary Read. Ambas se destacaram por sua bravura e habilidade no combate, desafiando os estereótipos da época sobre o papel das mulheres no mar.

Apesar de sua notoriedade, o reinado de terror de Calico Jack foi interrompido em 1720, quando sua embarcação foi capturada pelas autoridades britânicas na Jamaica. Rackham foi julgado e condenado à forca, tendo sua execução ocorrido no mesmo ano. Sua morte marcou o fim de sua breve, porém impactante, carreira como pirata.

Mesmo após sua morte, John Rackham permanece uma figura lendária da pirataria, lembrado tanto por sua bandeira icônica quanto pelo legado de ousadia que deixou nos mares do Caribe.