O DIA QUE A INTERNET PAROU PELA PRIMEIRA VEZ
O ano era 1994 e a internet ainda vivia a época do “era tudo mato”. A www tinha sido criada 5 anos antes, o Microsoft IE ainda nem existia, a conexão à rede era só discada e pouquíssimas pessoas tinham acesso. Google e Facebook nem eram fundados e só havia 2700 sites no mundo todo. Mas neste ano, o mundo viveu o que pode ser considerado o primeiro evento “viral” da história desta (tosca) internet de então.
O cometa Shoemaker-Levy, descoberto 1 ano antes, iria colidir seus fragmentos com o planeta Júpiter. Era a primeira vez na história que seria possível ver o fenômeno de uma colisão entre 2 corpos no Sistema Solar, praticamente ao vivo!
A estimativa era que seria possível ver o fenômeno da Terra, com telescópios amadores. Os cientistas haviam calculado aproximadamente as datas dos impactos, e haveria a transmissão pela internet da colisão do cometa.
Quase todos os poucos usuários da internet tentarm ver o evento, e aí, a internet parou!
Foi um marco, e a internet do governo brasileiro continua parando… Sem cometa, só com a necessidade do povo em buscar informações, ou enviar documentos.