O fenômeno das águas mortas é um evento marinho curioso e menos conhecido que ocorre quando uma camada de água doce se sobrepõe a uma camada de água salgada mais densa. Este fenômeno pode ocorrer em fiordes, estuários e outras áreas onde águas doces e salgadas se encontram.

A interação entre as duas camadas de água de diferentes densidades cria uma onda interna que pode gerar uma resistência significativa contra a propulsão de um navio, fazendo com que pareça que está navegando em água muito mais densa ou “pesada”, daí o nome “águas mortas”. Navios podem experimentar uma redução drástica em sua velocidade ou até mesmo parecer que estão paralisados, apesar dos motores estarem funcionando a plena capacidade.

Esse fenômeno foi descrito pela primeira vez pelo cientista Fridtjof Nansen, que o observou enquanto navegava nas águas árticas em 1893, seu navio ficou “preso” na água enquanto passava pelo arquipélago de Nordenskiöld, na Sibéria. Ainda que seus motores estivessem funcionando perfeitamente, a embarcação não saía do lugar.

Esse fenomeno foi explicado pelo sueco Vagn Walfrid Ekman, em 1904, que em laboratório descobriu a razão da ‘água morta’. A dinâmica das águas mortas pode ser complexa, envolvendo a interação entre fluidos de diferentes densidades e a influência de correntes, ventos e outras condições marítimas, como o fato de água doce, mais leve, em contato com água salgada, mais pesada.