NÃO É SÓ O DIAMENTE QUE É PARA SEMPRE
Todo mundo sabe que os diamenes são para sempre! Há inclusive uma música em inglês que nos lembram disso. É a clásssica “Diamonds are forever”, música tema de um filme do mesmo nome da série ‘007’. Mas o vidro também pode ser considerado para sempre, masmo sem música. A maior diferença é que o vidro é frágil, já o diamante não.
O vidro é um material extremamente resistente à decomposição. Estima-se que o tempo de decomposição de um objeto de vidro no meio ambiente pode variar entre 4.000 a 1 milhão de anos, dependendo das condições ambientais (como exposição ao sol, chuva, temperatura e outros fatores).
Isso acontece porque o vidro é composto principalmente de sílica (dióxido de silício), um material que é quimicamente estável e não se decompõe facilmente. Essa durabilidade é uma das razões pelas quais o vidro é considerado uma opção sustentável para embalagens e outros usos, pois ele pode ser reciclado várias vezes sem perder suas propriedades.
Porém, se descartado de forma inadequada, o vidro pode se acumular no meio ambiente, levando muito tempo para se decompor e causando impactos ambientais a longo prazo. Impactos estes ligados ao risco de ferimentos em humanos, e não a toxidez do vidro.