Acredita-se que sua construção durou mais de 90 anos. Além disso, para a construção deste impressionante e imponente lugar, foram necessários mais de 20.000 homens sob o sistema da mita (trabalho em equipe), sendo este lugar a maior evidência da organização e técnica do império inca.

Talvez apenas algumas imagens como a que você vê neste post possam transmitir todo o mistério escondido no desenho das muralhas da fortaleza de Sacsayhuaman.

Como você pode ver a olho nu, as pedras aqui não são simplesmente colocadas umas sobre as outras, como em qualquer parede moderna. Os blocos da fortaleza de Sacsayhuaman parecem flexíveis; Elas se dobram sobre si mesmas e se encaixam perfeitamente umas nas outras, como se estivessem unidas em um único todo.

Engenheiros e arquitetos dizem que mesmo para nós, humanos modernos, é impossível alcançar tal efeito. A única maneira de criar algo assim é usar química. Para fazer esses blocos, você deve fazer tijolos “flexíveis” de algum tipo de argila ou cimento, dar a eles o formato desejado, fixá-los com um torno e esperar que sequem.

Mas vivemos no século XXI. E as pedras da fortaleza de Sacsayhuaman não são feitas de barro. A maioria deles é andesito ou outras rochas muito duras. Isso significa que os construtores, quem quer que fossem, podiam “criar” pedras de andesito da mesma forma que criamos potes de barro hoje. Eles eram verdadeiros gênios no campo da química.

Quando você considera que muitas dessas pedras pesavam várias toneladas e estavam localizadas a uma altitude de 3.500 metros acima do nível do mar, sua cabeça começa a girar. Que pessoas naquela época tinham o conhecimento químico e de engenharia necessário para criar verdadeiros geopolímeros que, uma vez endurecidos, são virtualmente indistinguíveis do verdadeiro andesito? Aliás, um projeto tão “chocante” tem alta resistência sísmica. Apesar dos fortes terremotos que ocorrem nos Andes, essas muralhas permanecem de pé.

O que aconteceu com esses construtores brilhantes? Há quanto tempo a civilização deles existe? Eles estavam presentes apenas na América do Sul?