Na imagem você vê o que é atualmente, a maior espécie de morcego presente no continente africano. Sua atividade é principalmente noturna, eles se empoleiram no dossel formado por árvores que ultrapassam 25 metros de altura. Esses morcegos formam grupos menores que 25 indivíduos quando não estão na época de reprodução.

Nas localidades onde esta espécie é encontrada, são bastante comuns e frequentes em ecossistemas arborizados, com pouca intervenção nas planícies.

Estes morcegos são principalmente frugívoros, podem consumir uma grande variedade de frutas (polpa e suco) nativas das florestas que ocupam.

,Esta espécie foi relatada principalmente nas regiões central e ocidental da África equatorial, com poucas populações a leste na Etiópia e no Quênia. Sua distribuição mais ao sul corresponde a Angola e a República Democrática do Congo.

Seu nome normal e o científico é Morcego-Martelo (Hypsignathus monstrosus).

No oeste, a espécie é mais comum, espalhando-se por grande parte dos Camarões, Guiné Equatorial, Gana, Costa do Marfim, Gabão, Serra Leoa, Sudão, Togo e Uganda. Ao norte, existem algumas populações no Burkina Faso e na Guiné-Bissau.