METEOROS, COMETAS E OUTRAS COISAS DO CÉU
– ASTEROIDES
. São corpos rochosos compostos por minerais e metais que orbitam no Sistema Solar. Normalmente, os asteroides ficam em órbitas bem definidas e estáveis, concentrados entre as órbitas de Marte e Júpiter. Essa região é conhecida como Cinturão de Asteroides. Com formato irregular, a maioria dos asteroides tem cerca de 1 quilômetro de diâmetro – mas alguns podem chegar a centenas de quilômetros.
– METEOROIDES
. São pequenas pedras ou pedaços de metal que viajam pelo espaço. Os astrônomos os definem como corpos celestes que orbitam o Sol e têm menos de 10 metros. Rochas espaciais de tamanho maior – até mil quilômetros – ficam conhecidas como asteroides.
– METEOROS
. São flashes de luz que ocorrem quando um meteoroide queima e se desintegra na atmosfera da Terra, criando o que é popularmente conhecido como estrela cadente.
– METEORITOS
. São pedras que, diferentemente do meteoro, sobrevivem à entrada na atmosfera da Terra e chegam ao chão.
– COMETAS
. São corpos celestes formados principalmente por gelo e gases congelados. eles se formam nas regiões mais distantes do sistema solar, como o Cinturão de Kuiper e a Nuvem de Oort. Quando eles se aproximam do sol em sua órbita, parte deles evapora, dado origem a uma cauda longa e brilhante.