Porque ele era esperto e destemido pra caramba. Lapu-Lapu foi um chefe tribal filipino que teve o primeiro contato com os espanhóis. Ele teve a visão de perceber que colonizadores não traziam coisa boa. Fernão de Magalhães foi o primeiro ocidental a “descobrir” as Filipinas. O objetivo das explorações naquela época era descobrir novas rotas comerciais e reivindicar mais terras para a Coroa do país que o enviava.

Matar Fernão de Magalhães é como matar Cristóvão Colombo ou Hernán Cortés. Lapu-Lapu viu os invasores estrangeiros chegando e não quis nem saber — ele atravessou com sua lança os representantes da coroa espanhola, derrotando pessoalmente o explorador Magalhães em combate corpo a corpo. E sim, o resultado final foi o mesmo; as Filipinas acabaram sendo colonizadas de qualquer forma. O país leva o nome de Filipe II da Espanha por um motivo, afinal.

Mas é um gesto incrivelmente poderoso ver o colonizador aparecer, armas e espadas em punho, uma frota enorme de navios com canhões à disposição e dizer: “Hoje não, meu chapa!” e fazê-los em pedaços. Outras colônias não podem se gabar de uma primeira resposta tão foda — foram enganadas a vender seu direito de nascença por contas e bugigangas. Pelo menos os filipinos deram um baita combate.