INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL É A SOLUÇÃO?

Anunciada com a grande solução para tudo, aguardada por todos, para o bem e para o mal, a Inteligência Artificial não é isso tudo que se prega. Mas certamente alguns efeitos já são sentidos. Um exemplo é o fim da carreira de autores de TCC, Trabalho de Conclusão de Curso, que surgiu em 1982 na Universidade da França e hoje é exigido na maioria dos cursos superiores do Brasil.

Como há um mercado, surgiram várias empresas que ‘vendem’ TCC prontos, para formandos, e anunciam abertamente na internet. Basta dar um ‘google’ e ver a quantidade de empresas que estão neste mercado.

São milhares de pessoas que trabalhavam para produzir TCCs, inéditos todos os anos. E ganhavam bem. E agora ficaram sem emprego!

Agora vou dar um exemplo do como pode falhar a Inteligência Artificial, e aplicada em um evento recente.

Arthur e Evandro, do Brasil, perderam para a dupla sueca, Ahman e Hellvig, por 2 sets a 0, nos Jogos Olímpicos de Paris, nesta semana, no vôlei de praia.

Se os suecos pedissem ajuda à Inteligência Artificial para traçar uma estratégia para vencer essa partida, a resposta seria certamente sacar em cima do Arthur, o ‘baixinho’ da dupla. O jogo normalmente é feito pela recepção do saque, preparo do ataque e o ataque. Como o Arthur é mais baixo, é teoricamente mais fácil de ser bloqueado ao atacar e, assim, ponto para os suecos.

Já para a dupla brasileira a sugestão seria de forçar o saque, para que o passe não fosse perfeito e evitar o ponto forte dos suecos, o ataque no segundo passe. Com essa tática os suecos tiveram um sucesso tamanho que estavam no Olímpiada.

Bem, os brasileiros usaram essa tática e tiveram sucesso. Poucos ataques suecos no segundo passe. Já os suecos não usaram a tática que seria sugerida pela Inteligência Artificial, e sacaram o jogo inteiro em cima do Evandro, o ‘grandão’ da dupla brasileira. E se deram bem, a recepção do Evandro foi fraca, o passe para o Arthur preparar a bola para o ataque era falho e, como consequência, o passe para o ataque também não era perfeito, e Evandro era facilmente bloqueado pelos suecos. Resultado final: os brasileiros foram derrotados por 2 sets a 0, com parciais de 17/21 e 16/21.

Os brasileiros não tinham perdido nenhum set em 4 jogos, já os suecos haviam perdido 2 dos 4 jogos… Mas usaram a inteligência normal, se arriscaram e se deram bem. A Inteligência Artificial somente repete o melhor do que já foi feito, não ‘inventa’ nada, somente a inteligência é capaz de inovar, e assim testar novas soluções, que se derem certos, sim há os risco de não acertar, e aí essas soluções passaram a serem oferecidas pela pela Inteligência Artificial, simples assim.

Mas garanto que Evandro vai treinar a recepção de saques, e se aprimorar, bem como os ataques. É o uso do cérebro para corrigir seus erros.