HERÓIS INDIGENAS DO BRASIL
Duas Sepulturas Históricas de Indígenas que participaram da fundação da Nação Brasileira.
O Túmulo de Dona Catarina Paraguassu (1503-1586) na Igreja de Nossa Senhora da Graça, Salvador Bahia e o Túmulo do Chefe Tupiniquim Tibiriçá (1470-1562) na Cripta da Catedral da Sé, São Paulo.
Catarina foi uma indígena Tupinambá, da região onde hoje é o estado da Bahia. Foi oferecida como esposa por seu pai, o cacique Taparica, ao náufrago português Diogo Álvares, o Caramuru, que gozava de grande proeminência entre os Tupinambás da Bahia. Adotou o nome cristão de Catarina do Brasil. Catarina e Diogo Caramuru formaram a primeira família documentada do Brasil. Catarina é considerada a mãe simbólica da nação brasileira.
Tibiriçá teve papel destacado na fundação da Vila de São Paulo de Piratininga, atual Cidade de São Paulo, em 1554. Foi convertido e batizado pelos jesuítas José de Anchieta e Leonardo Nunes. Seu nome de batismo cristão foi Martim Afonso, em homenagem ao fundador de São Vicente, Martim Afonso de Sousa. Por seu papel em proteger a Vila de Piratininga do ataque de índios hostis, Tibiriçá ganhou o título de Cavaleiro da Ordem de Cristo pelo Rei de Portugal.