Durante uma aula de matemática na Universidade de Columbia, um aluno adormeceu e acordou com o som de seus colegas conversando. No final da aula, ele percebeu que o professor havia escrito dois problemas no quadro branco. Ele presumiu que era dever de casa e copiou para seu bloco de notas para lidar com isso mais tarde.

A primeira vez que ele tentou resolver esses problemas, ele os achou bem difíceis. No entanto, ele perseverou, passando horas na biblioteca reunindo referências e estudando até conseguir resolver um dos problemas, mesmo sendo um desafio.

Para sua surpresa, a professora não lhe perguntou sobre o dever de casa para a próxima aula.

Curioso, o aluno se levantou e perguntou: “Doutor, por que o senhor não perguntou sobre a tarefa da aula anterior?” »

O professor respondeu: “Era obrigatório? Não era obrigatório. Eu estava simplesmente apresentando exemplos de problemas matemáticos que a ciência e os cientistas ainda não haviam resolvido. »

Chocado, o aluno respondeu: “Mas eu resolvi um deles em quatro maneiras!” »

A solução que ele encontrou acabou sendo atribuída a ele e documentada na Universidade de Columbia. Os quatro artigos que ele escreveu sobre o assunto ainda estão em exposição na instituição.

A principal razão pela qual o aluno conseguiu resolver o problema é porque ele não ouviu o professor dizer: “Ninguém encontrou uma solução”. “Pelo contrário, ele acreditava que o problema valia a pena ser resolvido e o abordou sem frustração, acabando por ter sucesso.

Esta história nos lembra de não dar ouvidos àqueles que nos dizem que não podemos alcançar algo, porque muitos jovens hoje estão cercados de negatividade e dúvida. Alguns plantam intencionalmente as sementes do fracasso e da frustração.

O aluno era **George Dantzig**, e o problema veio do Math Stack Exchange.