ESPADAS MISTERIOSAS
Quais são as espadas mais misteriosas do passado?
As espadas vikings possuem pelo menos três mistérios.
Mais de 100 espadas feitas entre 800 e 1000 d.C. foram encontradas em túmulos vikings na Escandinávia, na Europa. São artefatos impensáveis para a época a que pertencem; com cerca de um metro de comprimento, têm punho e pomo finamente cinzelados. Os enigmas que os preocupam são:
1. O aço das lâminas é muito puro , flexível e compacto, foi forjado a mais de 1500 graus: uma temperatura muito superior à alcançada pelos cadinhos medievais. A qualidade excepcional do aço se deve ao alto teor de carbono, comparável apenas ao obtido hoje com processos industriais.
2. A inscrição Ulfberht é acompanhada por duas pequenas cruzes e incrustada na lâmina: uma espécie de marca registrada. Mas quem foi Ulfberht? Talvez o ferreiro que fez as primeiras espadas, mais tarde se tornando uma marca de prestígio, ou um homem da igreja.
3. A origem do nome Ulfberht não é viking, mas franca , então a marca é alemã. As espadas eram cobiçadas e extremamente caras, um verdadeiro símbolo de status, cujo comércio incluía toda a Europa. Mas elas foram forjadas em território estrangeiro e depois importadas em massa pelos vikings?