‘ERRO CRASSO’, QUE FATO GEROU A EXPRESSÃO
A expressão “erro crasso” é uma referência ao famoso líder militar e político romano Marco Licínio Crasso.
Crasso era conhecido por sua imensa riqueza e por ser um dos membros do primeiro Triunvirato, juntamente com Júlio César e Pompeu.
Queria que seus feitos fossem tão notáveis, quantos os feitos de seus colegas. Para tanto voltou-se para territórios ainda não dominados pelos romanos.
No entanto, sua ambição em conquistar territórios no Oriente para igualar as conquistas militares de seus colegas levou-o a tomar decisões imprudentes que culminaram na sua derrota e morte numa batalha.
Ele é frequentemente lembrado por sua desastrosa derrota na Batalha de Carrhae em 53 a.C., onde liderou as forças romanas contra o Império Parta e sofreu uma derrota esmagadora. Esta batalha é considerada um dos maiores fracassos militares da história romana.
A expressão “erro crasso”, portanto, evoca a ideia de um erro muito grande e grosseiro, associado à incompetência demonstrada por Crasso em sua campanha militar.
Na Batalha as forças romanas, que usualmente eram muito disciplinadas e mantinham o alinhamento de suas divisões, quando lideradas por Crassso, se apresentaram dispersas e sem orientação, sendo facilmente vencidas pelos partas.