DURAÇÃO DA VIAGEM RIO DE JANEIRO LISBOA NO TEMPO DAS CARAVELAS
Consideremos os tempos dos descobrimentos portugueses enquadrado no tempo das viagens marítima à vela.
Em 1500, a armada de Pedro Álvares Cabral partiu de Lisboa no dia 9 de março, passou as Canárias e Cabo Verde, desviando-se da costa africana ao passar o equador, até chegar a Porto Seguro no dia 22 de abril – ou seja, seis semanas
Em 1807, a armada com a família real portuguesa partiu de Lisboa no dia 29 de novembro de 1807 e chega a Salvador da Bahia no dia 22 de janeiro do ano seguinte; daí partiu dois dias depois para o Rio de Janeiro onde chegou no dia 8 de março – ou seja, oito semanas (neste caso há que ter em conta a tempestade que a armada sofreu antes de chegar à Madeira).
Em 1808, a armada com a família real demorou seis semanas a chegar ao Rio de Janeiro – uma viajem que dura no mínimo duas semanas. De facto, a Carreira do Brasil cumpria a rota entre Lisboa e Salvador, e só depois seguia para o Rio. No cômputo geral, considerando as alterações tecnológicas e a evolução da cartografia e da ciência náutica, neste tempo a viagem entre Lisboa e o Rio não demoraria menos de dois meses, podendo dobrar este tempo em função das circunstâncias técnicas e condições climatéricas.