Se você gosta de comida ultraprocessada, se prepare para saber um dos principais ingredientes da comida processada de proteínas.

Uma boa salsicha, um pão fresco, uma mostarda e ketchup, uma receita perfeita para um bom lanchinho, não?

Mas espera! Dê uma olhada nos ingredientes do rótulo da salsicha! Está lá que há carne mecanicamente processada de carne e de frango. Sim, é um dos ingredientes mais usados em ultraprocessados de proteína animal.

Em inglês o termo carne mecanicamente processada de carne e de frango, é “Pink slime”, um termo pejorativo usado para se referir a um produto alimentício também conhecido como “Lean Finely Textured Beef” (LFTB) ou “Beef Products Inc. (BPI)”, entre outros nomes comerciais. É feito de sobras de carne bovina e de ossos de aves que são processadas, primeiro por pressão, para separar a gordura da carne magra, usando calor e um processo de centrifugação. Em seguida, é tratado com gás amônia ou ácido cítrico para matar bactérias. Este produto é frequentemente adicionado a carne moída como um método para reduzir custos e melhorar a qualidade nutricional, aumentando o conteúdo de proteína e quase sempre em embutidos, como a salsicha do cachorro quente.

Houve controvérsias significativas em torno do pink slime, especialmente em relação à segurança alimentar, práticas de rotulagem e percepção do consumidor. No entanto, autoridades de segurança alimentar, como o USDA, afirmam que o produto é seguro para consumo.