COMO UM ASTRONAUTA RUSSO FICOU PRESO NO ESPAÇO
Sergei Krikalev, um cosmonauta soviético, como chamavam os astronautas na Uinão , ficou famoso por sua notável missão na estação orbital MIR. Ele partiu para uma viagem espacial de cinco meses em 18 de maio de 1991, quando a União Soviética ainda existia. No entanto, durante sua permanência no espaço, o país que ele conhecia deixou de existir com o colapso da URSS em dezembro de 1991.
Devido à complexidade da situação política e econômica, Krikalev acabou ficando no espaço por 311 dias, retornando à Terra somente em 25 de março de 1992. Quando voltou, a Rússia havia sucedido a União Soviética, e o mundo que ele conhecia havia mudado drasticamente.
Ele tinha nascido em Leningrado, que tinha mudado o nome para São Petersburgo, seu salário, de cosmonauta, mal dava para comprar 1 kg de salsichas, igual a Putin, que era da KGB, a polícia secreta soviética, que na mesma cidade dirigia um táxi, para complementar a renda.
Por sua incrível resistência e por manter a calma durante esse período de incerteza, Sergei Krikalev foi premiado com a mais alta honraria da Rússia, o título de “Herói da Federação Russa”, em reconhecimento ao seu serviço e dedicação excepcionais.