COMO SURGIRAM OS FERIADOS
Tudo começou, como outras coisas, com os romanos.
O imperador Cláudio governou de 41 a 54 d.C. Ele ficou conhecido por suas reformas administrativas e pela expansão do Império Romano.
Algumas fontes dizem que durante o seu reinado houve 159 dias em que nenhum negócio era conduzido, ou seja, o ano tinha 206 dias úteis. Isto significaria que mais de um terço do ano eram dias de descanso.
No entanto, é importante notar que o calendário romano era diferente do nosso calendário moderno, e o seu conceito de “semana” não incluía um dia de descanso como os nossos fins de semana atuais.
Já o imperador Marco Aurélio, que governou de 161 a 180 d.C., é frequentemente lembrado por seus escritos filosóficos, mas também por ter liderado Roma em muitos conflitos militares. Ele achou o número de dias de descanso exagerado e decretou que deveria haver pelo menos 230 dias úteis. Com isso ele aumentou significativamente o número de dias úteis.
O Império Romano era vasto e diversificado, e as práticas provavelmente variavam muito de lugar para lugar e ao longo do tempo. Além disso, a nossa compreensão das sociedades antigas está sempre evoluindo à medida que novas pesquisas arqueológicas e históricas vêm à tona.