COMO PORTUGAL SE TORNOU RICO
A história que conhecemos é a feita pelos europeus. Há outra história, por exemplo a história chinesa. Na história ocidental há menções a invenções chinesas, o papel e a pólvora, que foram importadas da China.
Na história chinesa há descrições de como os chineses olhavam para a Europa. Um povo atrasado e pouco evoluído. Em suma atrasados.
Os regimes reais da Europa viviam sob a égide da Igreja Católica. O próprio Papa coroava os reis europeus.
Qualquer semelhança com a teocracia do Irã é mera coincidência. E com o Afeganistão também.A Idade Média tinha o pensamento fundado na religião e a ciência não tinha muito a falar. E se falasse, o falador poderia pagar com a vida.E com isso a Europa foi empobrecendo e ficando menos culta, essa Europa que já tinha tido dois povos brilhantes no seu território: gregos, que desenvolveram quase todas as ciências que conhecemos hoje e romanos, com uma engenharia preciosa e uma administração de estado de dar inveja.
Mas na Idade Média a Europa regrediu. Um exemplo é na França. O Rei Felipe IV, o belo, da França, que devia uma nota preta para os templários, resolveu eliminá-los. Assim não precisava pagar os débitos.Os templários se caracterizavam por monges guerreiros, guardiões das viagens dos cruzados e de seu dinheiro no caminho para lutar contra os muçulmanos na Palestina e administradores de finanças dos estados.
Eles financiavam muitos estados e ficaram muito poderosos na Europa.Em 1313 o Grão Mestre dos templários Jacques de Molay e seu vice, Geoffroy de Charny foram executados na fogueira, a mando de Felipe IV, depois de um ataque surpresa desferido contra toda a organização templária na França.
E o que fizeram os templários que escaparam? Pegaram tudo o que puderam de informação (mapas, tecnologia de construção de barcos, técnicas de navegação) e o tesouro da organização. Colocaram tudo em 18 barcos, enfrentaram o temido mar tenebroso e fugiram para o “finis terrae”, na calada da noite.
E o que é finis terrae? Era o lugar onde a Terra se acabava.
Portugal.
O rei português os acolheu, porque disse “esse pessoal aqui nenhum mal cometeu”. Eles doaram o tesouro para a coroa portuguesa, que os nomeou administradores desses bens.
E assim, com a “Ordem de Cristo” , novo nome dos Templários, Portugal se tornou uma potência na Europa. Líder nas navegações, conquistou metade do mundo.
E esse domínio foi tão avassalador e mudou tanto a história do mundo, que os americanos classificaram as três viagens mais importantes da história:
. Vasco da Gama, descobrindo o caminho para as “Índias” em 1498;
. Fernão de Magalhães (o tal estreito leva o nome dele) na viagem de circum-navegação do globo em 1519;
. Viagem da Apollo 11 em 1969.