COMO PARIS FUNCIONAVA ANTES DA ELETRICIDADE
Qual é uma tecnologia da década de 1880 que pode nos surpreender?
Há uma tecnologia que caiu em desuso e que vale a pena mencionar.
Numa época em que as máquinas a vapor não podiam ser muito pequenas, a energia tinha que ser transportada usando correias e engrenagens (o uso da eletricidade ainda estava em estágio inicial). Em Paris, foi construída uma rede de distribuição de energia por ar comprimido.
Outras cidades também construíram um sistema de transmissão de energia hidráulica, mas Paris fez isso de uma maneira única.
Os franceses levaram a distribuição de energia ao próximo nível, construindo uma rede inteira por toda a cidade de Paris. Este sistema permaneceu em uso por cerca de 100 anos (1881–1994) e usava um sistema de tubos de cerca de 900 km nos quais o ar comprimido fluía a cerca de 5–6 bar. Este serviço atingiu aproximadamente 10.000 pessoas.
Inicialmente esse sistema era usado exclusivamente para regular relógios por meio de pulsos de ar comprimido enviados por tubulações subterrâneas. Em 1889 eles poderiam ser 8.000 relógios que eram ajustados usando 65 km de tubos. Entretanto, em 1927, percebeu-se que era melhor usar eletricidade, mas a rede de tubulações de ar comprimido continuou sendo amplamente utilizada para pequenas indústrias e centros de serviços.
Já em 1982, FE Idell escreveu que o ar comprimido estava sendo usado em Paris para alimentar tornos de madeira e metal, serras circulares, furadeiras, polidoras e muito mais. Era também utilizado nas oficinas de carpinteiros, marceneiros e marceneiros, ferreiros, fabricantes de colarinhos, encadernadores e na maioria dos locais onde eram necessárias máquinas de corte: fabricantes de roupas e calçados, alfaiates, dos menores aos maiores.
Com o passar dos anos, o uso de ar comprimido diminuiu, enquanto o uso de energia elétrica aumentou. No entanto, as indústrias continuaram a preferir o ar comprimido: desde fabricantes de máquinas até fabricantes de vidro, todos estavam conectados a um único sistema de distribuição de ar comprimido.
Os dentistas também começaram a usá-lo entre 1970 e 1980.