COMO OS ROMANOS SAIRAM DA INGLATERRA
O ano 383, ano do início da usurpação de Magno Clemente Máximo, marcou o começo do fim da dominação romana no norte e oeste da Grã-Bretanha. Nesse ano, as tropas romanas localizadas nessas zonas retiraram-se para não retornar.
Como a conexão entre essas regiões e Roma se baseava em sua ocupação militar e não em uma sociedade civil, a conexão se dissolveu quando as tropas saíram.
O ano 410 é preferido pela maioria dos historiadores como a data final. Naquele ano, o imperador romano Honório respondeu a um pedido de ajuda militar com o rescrito de Honório, dizendo aos romanos-britânicos que “eles deveriam cuidar de sua própria defesa”.
Alguns historiadores preferem o ano 409, ano em que os magistrados romano-britânicos foram expulsos de suas cidades. Desde então, as comunidades romano-britânicas do sul têm que começar a governar e defender-se dos ataques dos bárbaros do norte ( Caledonia ) e do oeste (Hibernia) .
Alguns pensaram em contratar mercenários germânicos, como já faziam os romanos, mas uma vez desembarcados no leste da ilha, os germânicos se revoltaram e assim começaram a conquista da ilha pelas tribos germânicas dos anglos, saxões e jutos.