COMO NASCEU PAPAI NOEL
No século XIX, escritores americanos começaram a escrever histórias de natal usando São Nicolau como protagonista e adicionaram características novas às lendas. Por exemplo, Clement Clark Moore em um poema escrito em 1822 adicionou às lendas sobre as aparições de São Nicolau o trenó voador puxado por renas e a entrada do velhinho pela chaminé.
Mas nos EUA começaram a dissociar o Papai Noel da sua origem religiosa e o velhinho começou a ser representado com outras roupas que não pareciam roupas de santo. É aí que surgem o gorro e a roupa vermelha. Mas no começo a roupa do Papai Noel era verde, tornou-se vermelha a partir de uma imagem do velhinho desenhada pelo cartunista Thomas Nast para uma publicação da revista Harper’s Weekly de 1 de janeiro de 1863. Essa imagem desenhada por Nast popularizou-se e começou a tornar-se a representação padrão do Papai Noel quando já no século XX algumas empresas começaram a usar o Noel de Nast para fazer marketing.
Por exemplo, em 1915 a White Rock Beverages fez uma campanha publicitária de natal pra vender água mineral, em 1923 o Noel é novamente requisitado para um anúncio de ginger ale (um tipo de refrigerante de gengibre muito comum nos EUA). Mas o negócio bomba mesmo em 1931, quando o Noel virou garoto-propaganda da Coca Cola.
A dissociação da imagem do Papai Noel da de São Nicolau também acontece no nome e nos EUA o Noel começou a ser chamado de Santa Claus, que vem do holandês Sinterklaas e Sinterklaas é como São Nicolau é conhecido na Holanda mas essa informação não era evidente para um americano comum. Já em Portugal começaram a chamá-lo de Pai Natal e no Brasil ele virou Papai Noel – pra quem não sabe Noel é a palavra francesa para Natal.