Cesareia foi uma das maiores cidades do Oriente Médio durante a antiguidade.

Confira algumas curiosidades:

1- A metrópole era conhecida por suas grandes avenidas, templos, palácios, banhos e edifícios públicos em estilo helênico-romano.

2- Seus edifícios mais característicos eram o hipódromo e o teatro com vista para o Mar Mediterrâneo. A cada 5 anos, as estruturas sediavam eventos esportivos como lutas de gladiadores, corridas de cavalos e produções teatrais.

3- Comerciantes do Império Romano ficaram maravilhados com a infraestrutura da cidade, comparando-a com Atenas na Grécia ou Alexandria no Egito.

4- A cidade também tinha uma grande biblioteca com mais de 30.000 manuscritos, abrigando uma escola teológica e uma população acadêmica.

5- Sua construção mais extraordinária foi o seu porto artificial, o Porto de Sebastos, com uma área de 100.000 m² de concreto, cal e argamassa. Todas as principais estruturas foram construídas durante o reinado de Herodes, de 22 a 9 a.C.

6- Para atender os 125 mil habitantes que viviam em uma área urbana de 3,7 km², Herodes investiu em um grande aqueduto de 16 km de extensão. Por volta do século 1 a.C., os romanos começaram a ocupar a cidade e sucessivamente todo o Israel atual, até que seu domínio se tornou oficial. Assim, a província da Judeia foi estabelecida em 6 a.C., sendo Cesareia sua capital.

7- A infraestrutura da cidade não duraria muito. O concreto e a cal usados ​​na construção do porto e seus aterros eram mais fracos do que os portos romanos. Somado a isso, a região está no topo de uma falha geológica. Com a ação sísmica ao longo dos séculos, a área ficou acidentada, levando à degradação de suas estruturas. Por volta do século VI, o porto já estava inutilizado e a maioria das antigas residências foram substituídas por edifícios do Império Bizantino. Somente em 1950, expedições arqueológicas encontraram ruínas de diferentes períodos de Cesareia, da Antiguidade à Idade Média, tornando-a patrimônio da UNESCO.

8- Hoje, seus edifícios mais preservados são o primeiro andar do teatro, seu hipódromo e os restos de seus palácios e templos.