CASTORES CONSTROEM BARRAGEM PARA PAÍS
Uma família de castores viralizou após construir, em apenas dois dias, uma barragem que estava há sete anos esperando autorização do governo da República Tcheca, no Parque Natural de Brdy, perto de Praga. A obra estava avaliada em 30 milhões de coroas tchecas (cerca de R$ 7,1 milhões na cotação atual do euro).
Segundo a Radio Prague Internacional, o projeto do governo visava transformar diversas áreas secas do parque em regiões úmidas. Para isso, um rio seria restaurado em uma região montanhosa que já foi usada como base militar, e que hoje está abandonada. A obra iria corrigir um desvio construído originalmente para drenar a área. Mas, enquanto as autoridades locais debatiam o projeto desde 2018, os castores chegaram no espaço e concluíram todo o trabalho com barragens naturais.
O zoólogo Jiri Vlček, explicou que uma represa feita por seres humanos levaria pelo menos uma semana para ser concluída, incluindo todas as licenças necessárias e equipamentos no cronograma, mas um grupo de castores consegue fazer o trabalho em no máximo duas noites. Bohumil Fišer, chefe da administração do parque, afirmou que, na verdade, trata-se de uma família de roedores constituída por um casal de pais e quatro filhotes.
“Há seis animais no local, mas acreditamos que o número não aumentará. O provável é que os filhotes deixem os pais para buscarem seu próprio território”, comentou Fišer.
O especialista também ressalta que os animais são comuns no país, e contribuem para a retenção de água em diversos locais. No entanto, com a especulação imobiliária e outros mercados, a atividade dos castores podem desagradas muitas pessoas. Assim, desde 2013, existe um programa de proteção para o castor.
Vale destacar que a República Tcheca é dividida em três zonas. Um por cento delas são áreas de importância europeia onde o castor é protegido. Na maior zona, que cobre 83% da área do país, busca-se um meio-termo entre os interesses econômicos e a presença de castores. Na última zona, a caça ao castor é permitida em benefício da proteção dos lagos da Boêmia do Sul.
– Boêmia (Bohemia): Localizada no oeste do país, é a maior das três regiões e abriga a capital, Praga, que também é a maior cidade do país. A Boêmia tem uma grande importância histórica e cultural para a República Tcheca.
– Morávia (Moravia): Situada no leste do país, a Morávia é conhecida pela sua paisagem montanhosa e por ser uma importante região agrícola. A cidade de Brno, a segunda maior cidade tcheca, está localizada nessa região.
– Silesia (Silésia): A região da Silésia está situada no nordeste do país e é uma área de transição entre a República Tcheca, a Polônia e a Alemanha. Historicamente, a Silésia tem sido um ponto de contato entre diversas culturas e influências.
O Parque Natural de Brdy está localizado na região da Boêmia. Além disso, é conhecido pela sua natureza preservada, com florestas densas, montanhas e diversas trilhas para caminhadas. O espaço também é visitado por ser um excelente local para atividades ao ar livre e observação de vida selvagem.
foto castores