As baterias de nanodiamantes da empresa NDB (Nano Diamond Battery) representam uma tecnologia inovadora que promete uma solução de energia praticamente inesgotável. A ideia central é transformar resíduos nucleares, especificamente o carbono-14, em baterias de alta durabilidade. O carbono-14 é um isótopo radioativo comum em resíduos nucleares, e o NDB utiliza esse material para fabricar diamantes sintéticos. Esses diamantes, ao se decomporem naturalmente, emitem partículas que geram uma corrente elétrica, funcionando como uma fonte de energia quase eterna.

Para garantir a segurança, os diamantes de carbono-14 são envoltos numa segunda camada protetora de diamante, tornando as baterias não apenas poderosas, mas também seguras. Estas baterias autoalimentadas, que geram a sua própria carga em vez de armazenar energia, podem ser uma mudança de jogo para tudo, desde veículos eléctricos a dispositivos pessoais. Hoje, o NDB afirma que as suas baterias emitem menos radiação do que o corpo humano, o que as torna seguras para o uso diário, talvez até como baterias de smartphones.

As baterias de nanodiamantes da NDB, devido à sua extrema durabilidade e segurança, têm um vasto potencial de aplicação em diversos campos, incluindo Implantes Médicos: Marcapassos, implantes auditivos e outros dispositivos médicos que precisam de uma fonte de energia confiável ao longo da vida do paciente poderiam se beneficiar dessas baterias. Isso eliminaria a necessidade de cirurgias adicionais para substituições de baterias, redução de custos e riscos médicos.