ÁTILA, O REI DOS HUNOS
Átila tornou-se rei dos hunos aos 28 anos, e era apelidado como “Praga de Deus ou Flagelo de Deus” Imaginem como uma pessoa pode fazer por onde, receber um apelido desses, pois é, Átila o conseguiu…
Durante muito tempo ele foi retratado em pinturas e documentações, com a face de um demônio. Atila era de um povo de origem mongólica e tinha o crânio alongado como os povos da cultura Mangbetu que tem esse crânio até hoje deformado após o nascimento do bebê e talvez isso somado a violência, fez com que o povo Romano o comparasse diretamente ao ”coisa ruim”.
Os Hunos viviam na Região onde hoje é a Hungria.
Os Hunos eram uma confederação de diversas tribos guerreiras que se juntaram sob o comando de Átila, com vários clãs de cerca de mil pessoas e idades variadas, isso deu a impressão de que os Hunos se alastravam como Praga pela terra, juntando tribos que iam da China até o Cazaquistão.
Atila, foi um dos homens mais poderosos de seu tempo, criando um gigantesco império na Europa, suas técnicas eram dizimar aldeias e pelotões inteiros, sem misericórdia e sempre com a astúcia de uma ave de rapina.Os Hunos eram grandes criadores, caçadores e montadores de cavalo, além disso poupavam os animais, viajando com cerca de dez cavalos para cada homem. Trocando a montaria quando a anterior se cansasse.
Seu legado não o adorava como aconteceu com Leônidas, rei de Esparta, simplesmente o temia. Apesar de ter recebido o trono por nepotismo (poder recebido por laços de parentesco), e já receber um reino unificado, decidiu multiplicá-lo. Com isso, tornou-se o primeiro rei sanguinário da história.
Os historiadores contam que Átila conseguiu invadir e dizimar mais de cem grandes cidades, matando homens, mulheres e crianças. Em todas por que passava, deixava seu rastro de destruição e morte. Roma pagava altos tributos aos Hunos para não ser invadida.
Os Hunos não deixaram muitos registros sobre a sua história e por isso nem mesmo temos a certeza sobre a causa morte de Átila.
Atila conheceu Honória depois de um pedido de casamento dela pra ele e na época as mulheres pagavam dotes valiosos por um bom casamento, o que animou Átila de pedir ao irmão dela Valentiliano III metade de Roma.
Sua morte tem três versões: a primeira que ele havia morrido de uma hemorragia nasal, a segunda, que sua esposa Honória, havia lhe matado com uma adaga enquanto dormia, que ainda obrigou os soldados a repetirem a história, e se Honória, tinha conseguido assassinar, o todo poderoso Átila, Rei dos Hunos, não seriam os soldados que iriam contestar e a terceira que o irmão o matou.
Os Hunos eram habilidosos e usavam arcos e flechas muito avançados para a época.