AS MARÉS
Há um entendimento um pouco errado que todos nós temos sobre as marés No entendimento popular, a gente acredita que a Lua atrai a água sobre um certo ponto do oceano, elevando o nível da água ali, como se fosse um “calombo”, sendo puxado pela força gravitacional da Lua Mas, se fosse mesmo assim, não veríamos “marés” em lagos, represas, piscinas, caixas d’água, alterações, garrafas de refrigerante, etc? Pelo menos uma elevaçãozinha, nem que fosse 1cm?
E não veríamos algum efeito sobre outros materiais, areia, por exemplo Porque sabemos há séculos que ocorrem duas marés simultâneas, uma em cada lado do globo. Tanto que todos os modelos de maré que a gente encontra por ai são assim.
A verdade é que a força de atração que a Lua exerce sobre corpos na superfície da Terra é calculada como uma fração minúscula, 1/10 milhões de atração exercida pela própria Terra. Ou seja, não tem como essa força suspender um grãozinho de areia, porque é uma força 10 milhões de vezes menor que seu peso. (além disso essa força não afeta um grão isoladamente, afeta os grãos de areia, as pedras, você e o resto da Terra, sem discriminação).
Por isso pra entender as marés, mais importante do que olhar para o eixo Terra-Lua (nos calombos ), é olhar o que acontece no resto da superfície.