A RAZÃO DE SÃO PEDRO NÃO TER CAMPANÁRIO
A história de um grande fracasso arquitetônico.
Por que a Basílica de São Pedro em Roma não tem um campanário?
Ele realmente tinha . Na verdade, deveriam ter sido dois , com este aspecto final:
Estamos em 1612, sob o pontificado do Papa Paulo V Borghese. A grande fachada, concluída pelo arquiteto Carlo Maderno, é imponente, mas muito larga e plana, impedindo uma visão direta da cúpula.
Assim nasceu a ideia de duas torres sineiras que deveriam enquadrar a parte superior do “cupolone”. Maderno começa a trabalhar, mas imediatamente percebe um problema sério. O solo sob a torre sineira sul – do lado esquerdo, olhando para a fachada – apresenta sinais significativos de deslizamentos de terra. O arquiteto interveio prontamente, mandando cavar fundações de 30 metros de profundidade.
Em 1621, após a morte de Paulo V, Maderno elevou os arcos das torres dos sinos ao nível do telhado da basílica. Mas com a morte do Papa, o trabalho para.
O resultado final, neste ponto, é pior que o inicial. A fachada de São Pedro parece ainda mais larga e atarracada com a adição – nas laterais – das bases das torres sineiras.
Maderno também morreu e o novo papa, Urbano VIII Barberini , confiou a conclusão da obra a Gian Lorenzo Bernini , seu arquiteto de confiança.
Bernini está pronto para aceitar o desafio dos campanários. Graças à perícia de alguns mestres construtores que consideraram as fundações lançadas por Maderno muito sólidas, ele decidiu elevar ainda mais as duas torres. As suas torres sineiras terão de subir 30 metros; o custo esperado dobra em comparação ao projeto anterior.
Em 1641, a torre sineira sul foi concluída e inaugurada solenemente, mas no ano seguinte surgiram rachaduras em sua base . O trabalho para novamente; Enquanto isso, o Papa Barberini morreu e seu sucessor, Inocêncio X Pamphili, confiou a solução do problema ao rival de Bernini, Francesco Borromini.
Esta escolha já foi uma derrota para o grande Bernini, mas a decisão do seu rival de demolir obrigatoriamente (em 1644) o campanário concluído e a base do outro , devido aos problemas estáticos que surgiram, marcou o ponto mais baixo da carreira de um dos maiores protagonistas da cena artística do século XVII.
E é por isso que a Basílica de São Pedro, no Vaticano, ainda não tem torre(s) sineira(s).