A ORIGEM DA HUNGRIA
Vamos falar agora dos antepassados dos húngaros. Vai ser um pouco complicado, por conta de nomes desconhecidos e quase impronunciáveis! Mas cá vamos. Os proto-magiares eram tribos nômades de origem fino-úgrica que se desenvolveram como um grupo étnico distinto por volta de 500 a.C. Suas origens remotas remontam às povoações fino-úgricas que viviam a leste dos Montes Urais no quarto milênio a.C.
Por volta de 2000 a.C., os ancestrais dos magiares, conhecidos como ugrianos, migraram para as estepes da Sibéria Ocidental. Lá, eles aprenderam agricultura, pecuária e metalurgia do bronze. Por volta de 1500 a.C., começaram a criar e montar cavalos.
No início do primeiro milênio a.C., os ugrianos se tornaram pastores nômades. Nos séculos IV e V d.C., os proto-magiares atravessaram os Urais em direção ao oeste, estabelecendo-se na região entre os Urais meridionais e o rio Volga. No início do século VIII, parte deles migrou para as margens do rio Don, onde se tornaram súditos do Canato Cazar.
Segundo a tradição, os proto-magiares se organizaram em sete tribos: Jenő, Kér, Keszi, Kürt-Gyarmat, Megyer (Magyar), Nyék e Tarján. Embora tivessem origens fino-úgricas, os proto-magiares também foram influenciados por culturas das estepes, adotando hábitos nômades e táticas de cavalaria.