A LIGA HANSEÁTICA
A Liga Hanseática, ou “Hansa”, foi uma confederação medieval de corporações de mercadores e cidades mercantis, principalmente no Norte da Europa, que dominou o comércio na região entre os séculos XIII e XVII, com rotas que se estendiam do Mar Báltico ao Mar do Norte e mais além.
– Aspectos fundamentais da Liga Hanseática e das suas rotas comerciais:
. Formação e objetivo:
No século XIII, os comerciantes marítimos alemães formaram a Liga Hanseática para proteger os seus interesses económicos comuns e facilitar o comércio.
. Âmbito geográfico:
A influência da liga estendeu-se ao longo das costas do norte da Europa, principalmente em torno do Mar Báltico, com até 225 cidades aderindo à Liga.
. Rotas comerciais:
A Liga Hanseática estabeleceu uma rede de postos comerciais e “kontors” (escritórios comerciais) em grandes cidades como Londres, Bruges, Bergen e Novgorod, que se tornaram entidades extraterritoriais com autonomia jurídica.
. Mercadorias comerciais:
A Liga Hanseática comercializava uma variedade de mercadorias, incluindo peixe, cereais, madeira, peles, têxteis e produtos manufacturados.
. Influência e declínio:
A Liga Hanseática moldou a economia, o comércio e a política no norte da Europa durante mais de 400 anos, mas a sua importância diminuiu em meados do século XVII.
. Importância moderna:
A Liga Hanseática é agora reconhecida como uma “Rota Cultural do Conselho da Europa” e o legado da era hanseática ainda é visível em muitas cidades, com projectos como o HansaLink concebidos para explorar o passado hanseático comum.
. HansaLink:
A Hansa: novo projeto que desenvolve rotas temáticas – Rotas Culturais é um projeto que concebe rotas autênticas ligadas a temas e produtos comerciais hanseáticos, permitindo aos cidadãos e visitantes explorar o passado hanseático comum.
. Hansa da Vestefália:
Hansa da Vestefália – DIE HANSE é um grupo de quase 50 cidades hanseáticas que são membros da Hansa da Vestefália.