A igreja original era uma capela anexa ao Colégio Romano, em homenagem ao fundador dos Jesuítas, Santo Inácio de Loyola, mas com o crescimento do Colégio ficou pequena. Uma igreja maior foi então construída.

Quando a Igreja de Santo Inácio foi consagrada, ela tinha o teto descoberto. Uma cúpula foi originalmente planejada, mas uma disputa com os doadores originais, os Ludovisi, impediu a conclusão da cúpula planejada.

Andrea Pozzo, contratado para decorar os tetos, propôs resolver esse problema criando a ilusão de uma cúpula, vista de dentro.

Concluídos em 1895, os afrescos são emblemáticos das concepções dramáticas do Alto Barroco Romano e, durante várias gerações, estabeleceram o padrão para a decoração de afrescos de teto do Barroco tardio em toda a Europa católica.

Outra igreja que também conta com ilusão ótica é a Igreja de San Satiro, em Milão.  Da entrada tem a impressão que o altar está dentro de uma meia cúpula. Mas quando se chega ao altar constata-se que é uma parede reta.

Pozzo fez o mesmo em Viena, alguns anos depois, quando foi contratado para pintar o teto da Igreja Jesuíta.