O fato é que a cidade de Roma surgiu a partir de assentamentos de tribos latinas, sabinas e etruscas, estando os primeiros habitantes de Roma situados nas duas colinas (mais tarde sete), junto ao rio Tibre, onde existe uma ilha onde se pode atravessar o rio. Devido à proximidade do rio e do vau, Roma encontrava-se numa encruzilhada para o tráfego e o comércio.

Por volta do século VIII a.C., as povoações foram unificadas sob o nome de “Roma Quadrata”, ou seja, uma muralha quadrilateral cujo perímetro terá sido traçado por Rómulo. Roma também se chamava “urbe”, e este nome, que mais tarde em latim significaria genericamente qualquer outra cidade, vem de “urvus”, um sulco feito com o arado de Rómulo para estabelecer os limites da cidade. Segundo a lenda, Roma foi fundada por Rómulo em 21 de abril de 753 a.C.

O nome Roma pode referir-se a Rómulo. Uma origem etrusca pode também ser atribuída à gens etrusca Ruma, ou Rumon, nome etrusco do rio Tibre. Estudos recentes parecem dar preferência a uma raiz de origem indo-europeia que significa “rio”; Roma, nesse caso, significaria “o povo do rio”.

As sete colinas de Roma, onde se pode ver a ponte sobre o rio Tibre e as muralhas do Monte Palatino.