A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA DOS TRILHOS DE TREM

No passado, os trilhos dos trens eram construídos com seções de trilhos de comprimento fixo, separadas por juntas para permitir que o metal se expandisse e contraísse devido às mudanças de temperatura. Essas juntas causavam o ruído característico de “clack-clack” ouvido quando as rodas do trem passavam de um trilho para outro.

Com o advento da Alta Velocidade e o aprimoramento das tecnologias ferroviárias, vários métodos foram desenvolvidos para eliminar essas juntas e criar uma viagem mais suave:

. Trilhos soldados : Os trilhos modernos são frequentemente soldados entre si para formar longas seções contínuas sem juntas visíveis. Esta técnica é chamada de soldagem contínua ou “trilhos sem juntas” (CWR). A soldagem permite eliminar pequenos vãos entre as seções da via, reduzindo significativamente o ruído e as vibrações causadas pelas juntas.

. Materiais e técnicas aprimorados : As técnicas e materiais de soldagem usados ​​nos trilhos foram aprimorados para lidar melhor com a expansão e contração devido às mudanças de temperatura. Isto torna possível ter longos trechos de via sem juntas, mantendo a segurança e a integridade estrutural da ferrovia.