A erva do gato, também conhecida como catnip (nome científico Nepeta cataria), é uma planta que provoca reações curiosas e divertidas na maioria dos gatos. Isso ocorre devido a um composto químico chamado nepetalactona, presente nas folhas e no caule da planta. Quando os gatos cheiram ou ingerem a erva, a nepetalactona interage com os receptores olfativos, desencadeando uma resposta eufórica em muitos felinos.

Os comportamentos mais comuns incluem rolar, esfregar o corpo, saltar, miar, e até aparentar estar “dançando”. Para os gatos, é uma experiência de puro prazer, semelhante ao relaxamento ou excitação temporária. Curiosamente, cerca de 30% dos gatos não reagem à erva do gato devido a fatores genéticos.

Esta erva é completamente segura e não causa dependência. Pode ser usada para entreter seu gato, estimular o exercício ou reduzir o estresse em situações como viagens ou mudanças de ambiente. No entanto, o ideal é oferecer em pequenas quantidades para evitar uma leve indigestão, caso o gato coma em excesso.