A DIFERENÇA ENTRE PONTE ESTAIDA E PONTE PÊNSIL
Pontes pênseis podem abrangir distancias mais longas com cabos catenários entres duas torres que os suportam. Estes cabos servem de fundação para multiplos cabos verticais saindo deles de tanta-em-tanta distancia para suspender o tabuleiro rodoviário. No entanto os cabos catenários que suportam os cabos que suspendem o tabuleiro rodoviário não têm tanta resistência para movimento lateral como os cabos que suportam o tabuleiro rodoviário directamente das torres alicerces da ponte (no caso das pontes estaiadas). Estes cabos não têem uma ligação secundária a um cabo catenário, portanto oferecem mais resistência a movimento lateral.
As pontes pênseis podem portanto ser mais afectadas pela frequência natural de ventos, que podem vir a coincider com frequências de vibração primárias (valores “eigen”) da ponte. Este fenómeno pode causar resonância e danificar a estructura da ponte ou até deitá-la abaixo, como aconteceu na ponte de “Tacoma-Narrows” no Estados Unidos, em 1940.